terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

"Antes que eu me esqueça" - Correndo por fora 2016

Este ano, o Leitura Inesquecível 2016 tem uma regra simples e básica que nos "obriga" a ler dois livros (apenas) por cada estação do ano. Um, com o nome da estação no título e um clássico, ou estrangeiro, ou nacional, depende. E esses, eu faço o registro com mini páginas de scrap, no snap que preparei para isso.
Acontece que a Lu Oliveira, sugere que sejam lidos 6 livros por estação, mas, esticou a baladeira e propôs: "porque não 10 ??"
Então essa é a meta de cada estação, 10 livros lidos. Vamos concordar que não é nada impossível já que são 3 meses.
Pois bem, para fazer um registro organizado e não esquecer depois, os livros que são lidos "por fora", eu registro nesse "livro razão", ou, "livro de marcar livros", montado pelo atelier Patricia Veras, com miolo produzido pela Oficinas Finisterre Urupês.
A cada página eu tenho espaço para colocar o nome do livro em português e no original, o autor, a editora, a edição, quem é o tradutor, quantas páginas tem, se o livro lido foi ganho, emprestado ou comprado, fazer uma pequena resenha e ainda dar uma nota.
Ou seja, tudo de bom.
Aí, eu imprimo a capa do livro no tamanho 5 x 7 em papel mais grossinho e coloco lá em cima, grampeada.
Mato vários coelhos, pq registro o livro, dou minha opinião, lá embaixo eu digo de qual projeto de leitura ele fez parte ( o LI2016 é o principal, mas acoplado a ele eu estou em mais 3 projetos) e ainda pratico a escrita, pq hj em dia, a gente nem lembra mais de escrever né ??
Tudo de bom. 

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Ler é a maior viagem !! #Janeiro


Paralelamente ao LI2016, estou participando de mais 3 projetos de leitura, a saber: "52em52", "Esquecidos na Estante" e "Tem que ler mesmo ?".
Como não sou louca (ainda), o grande barato é intercalar, na medida do possível, as regras de cada um dos projetos, para fazer com que, um livro lido para um, possa se encaixar em outro. Às vezes dá.
Tudo o que eu leio, entra no "52em52", cujo objetivo é ler um livro por semana até o final do ano.
O "Esquecidos na estante" pede a leitura de um livro por mês, atendendo a uma regra, desde que o livro esteja, esquecido na sua estante. "Esquecido na estante" é um termo meio forte, pq eles nunca ficam esquecidos, apenas, a prioridade e a fila de leitura parecem dunas de areia, que mudam ao sabor dos ventos.
E o "Tem que ler mesmo?" estabelece um continente que vale por dois meses,e aí, vc faz uma leitura relacionada àquele continente. Ou que a história se passe lá, ou o autor seja de lá.
Pois bem, esse lereado todo só pra explicar.
O continente que vale para Janeiro e Fevereiro é a Oceania, e para o Esquecidos na Estante de Janeiro, era o seu gênero preferido.
Eis que ganhei de Natal, "Baía da Esperança", da Jojo Moyes, que é uma autora muito querida, geralmente com romances que eu gosto por demais. Tava lá na estante, piscando o olho pra mim. E aí, qual não foi minha surpresa quando descobri que a história se passava na Austrália.
TCHANRAM !!! Dois coelhos.
A história é muito legal, Jojo sempre Jojo, recomendo.