sábado, 28 de fevereiro de 2015

Desafio das Capas #2



Item 02 - Capa com um animal

 
O livro de Fevereiro, quesito Fantasia, tb serviu para cumprir o desafio das capas de Fevereiro, que exige um animal na capa.
É de domínio público que não é preciso fazer página, mas eu tô no embalo e aí reservei um cantinho do meu snap para registrar esses.
 

Leitura Mágica #2



Os temas de Fevereiro foram Clássico Nacional e Fantasia.

Para o clássico, eu ostentei, e fui de Machado de Assis, pra abalar as estruturas. “As memórias póstumas de Brás Cubas”, escritas por ele mesmo. :)
Uma história contada de forma brilhante, pelo ícone da nossa literatura, que pinta com cores bem vivas, os usos, costumes e hábitos da sociedade carioca do século 19.
Aproveitei para dar um “up” no meu vocabulário, já que muitas e muitas palavras apareceram, cujo significado eu desconhecia. Pausa para a boa e velha pesquisa no “pai dos burros”, vulgarmente conhecido como dicionário. Um bom exercício.
Esse poste de iluminação é para dar um toque retrô, remontando ao século 19.


Para a fantasia, a saga de Camelot continua no terceiro volume da série, “As brumas de Avalon”. 
Em  "O “Gamo Rei”, acompanhamos Morgana vagando no castelo de Artur, que vive ao lado de Gwenhyfar sua esposa, estéril e loucamente apaixonada por Lancelote, o primeiro cavaleiro do Rei. 
O sentimento de extrema lealdade de Lancelote, unido ao cristianismo exacerbado da rainha, os deixam de mãos atadas em relação a esse sentimento, que é recíproco. Morgana deixou seu filho, Gwydion, no reino de Lot para ser criado por sua tia Morgause, mas como Artur não sabe de sua existência, ele não pode ser nomeado herdeiro natural do trono. Viviane é assassinada por Balim, na festa de Pentecostes, e isso aumenta em Morgana a sensação de traição perante a Grande Sacerdotisa, pois o lugar de Senhora do Lago será ocupado por Niniane, uma quase noviça, embora todos saibam, e sintam, que o lugar deveria ser ocupado, efetivamente, por Morgana.
Por conta das artes e feitiçarias de Morgana, Lancelote desposa Elaine, prima de Gwenhyfar. No trato feito entre as duas, Morgana exige que a primeira filha mulher desse casamento, lhe seja entregue para ser criada por ela, em Avalon, treinada para ser grande sacerdotisa. E o primeiro filho homem, que recebe o nome de Galahad se torna, naturalmente, o herdeiro do trono de Artur, já que Artur e Lancelot são primos.
Morgana é dada em casamento, por Artur, a Uriens, rei de Gales do Norte e ela aceita. Lá, vive durante 5 anos, sempre que possível partilhando sua cama com Acolon, filho mais novo de Uriens e também adepto da religião de Avalon.
No final desse volume, Morgana parte para Avalon, acompanhada de Nimue, a filha de Elaine e Lancelote, e Gwydion vai até Lot, encontrar com Morgause, que ele considera sua verdadeira mãe. Com ela, ele desabafa todos os seus temores e ressentimentos com relação aos pais, à sua concepção e ao seu futuro.
Desse momento, é que saí a frase abaixo, que eu coloquei no Poteando Quotes.
“Não chamem nenhum homem de feliz enquanto ele estiver vivo”. 
Usei uns rubons com elementos medievais para dar uma bossa.
Esse foi o mes de Fevereiro, mas não se engane, Março já tá rolando faz tempo.

domingo, 15 de fevereiro de 2015

Incentivando a leitura...

Eu vi no site de livraria e achei super interessante.. é bem por aí mesmo...

1) Pratique 
É obvio que para começar, você deve começar a ler. Não espere ficar semanas sem praticar e depois ler um livro de 700 páginas em uma semana. Para ser um bom leitor, você deve transformar a leitura em um hábito contínuo e parte de sua rotina. Não espere que ter tempo para ler. Isso dificilmente acontecerá, já que quando temos tempo extra, aproveitamos para outras atividades. Priorize suas leituras e aproveite a hora de almoço ou o trânsito para adiantá-la. 
2) Alargue seus horizontes 
Nunca limite seus tópicos de leitura, e procure sempre por novos conteúdos e escritores diferentes. Não importa o quanto você gosta de determinado assunto, não fique focado apenas em livros sobre ele. Quanto mais você souber sobre diferentes tópicos, mais fáceis serão suas próximas leituras. 
3) Leia ativamente 
Não seja um leitor imóvel que apenas espera o fim da história. Aproveite a leitura ao máximo. Faça anotações, grife partes interessantes e anote dúvidas que o escritor pode responder ao longo do texto ou que ficam para uma sequência, no caso de uma série de livros ou crônicas.

4) Inspire-se

Se você está desmotivado, leia algo de algo que você admira ou sobre assuntos que você gosta muito. Depois de iniciar essas leituras, não espere que elas terminem para determinar seu próximo livro, mas já estabeleça sua meta seguinte. 

5) Velocidade 

Você não precisa se preocupar com seu ritmo pessoal, já que cada pessoa tem uma maneira particular de absorver as leituras. Apenas tome cuidado para não ler de forma muito lenta, dando chances para a desmotivação ou desperdício de tempo, ou ler de maneira rápida, fazendo com que o conteúdo fique confuso ou mal compreendido. 

6) Prepare-se

Se você não conhece o autor ou o contexto do livro – por exemplo, se você lê algo sobre a Angola da década de 1960 – é importante pesquisar informações básicas que irão ajudá-lo na compreensão do texto. Você evitará frustrações e confusões e poderá aproveitar ainda mais aquilo que o autor deseja transmitir.

7) Vocabulário

Mesmo os leitores mais experientes precisam estar atentos nessa área. Algumas leituras não podem ser feitas sem um dicionário ao lado, não importa o quanto a pessoa entenda a língua portuguesa. Um bom vocabulário e a compreensão exata das palavras fazem com que frases complexas sejam simplificadas e outras informações subentendidas sejam captadas. 

8) Hora e local 

Para alguns, ler em ônibus lotados não é uma tarefa difícil, pois essas pessoas conseguem se concentrar facilmente, mesmo com barulhos e conversas paralelas. Outras pessoas precisam de silêncio e tranquilidade para conseguir absorver o conteúdo. Além do local, é importante escolher o horário certo para ler. Não deixe para fazer isso por último, quando for dormir, especialmente se for algo mais complexo.  

9) Comece com livros fáceis

Se você não costuma ler e quer adquirir esse hábito, evite frustrações e comece com leituras mais fáceis. Vá evoluindo gradativamente e estabeleça metas para não desanimar. 

10) Não use os lábios

Algumas pessoas costumam ler em voz alta ou movimentar os lábios enquanto lêem. A leitura é uma atividade particular dos olhos e do cérebro, por isso só faça isso quando uma frase estiver realmente difícil de entender ou você não souber pronunciar determinada palavra. Ler em voz alta ou movimentando os lábios aumenta significativamente o tempo de leitura e faz com que ela seja mais cansativa.
 

domingo, 8 de fevereiro de 2015

De volta aos desafios...

"La vie en rose"
 Primeiro desafio do ano, do Srap entre Amigas. O sketch é esse, da Camila Borsoi, e o combo de cores não é obrigatório, mas eu segui.

Como a ordem aqui é "descansar carregando pedras", usei o sketch para uma fazer uma encomenda que recebi de uma página para um quadrinho. Esse é o motivo pelo qual descaracterizei a foto, blz ??.
Usei um papel de base de pois branco, num fundo cinza e muitos outros papeis em tons de rosa. Como a página era para uma princesinha, tinha tudo a ver.
Aí, usei dois papeis com recortes, mas só um pedaço deles, um tapete branco com flores rosa, algumas com glitter, duas rosetas, botões, alguns chips e voilá !!!

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

A quartinha, ou Poteando Quotes





Todo final de ano, na confraternização da minha turma da faculdade, fazemos um amigo secreto, mas no esquema do troca-troca. Cada um leva um presentinho que seja unissex e lá a gente faz a brincadeira. E todo ano, é regra, tem um presente que se torna o objeto de desejo de todo mundo. Aí é “briga de foice” por ele :)
Esse ano, foi uma quartinha de vidro, e eu tb me apaixonei por ela, fui a sua dona por alguns minutos, mas me tomaram a dita cuja. Como quem a levou, foi a nossa anfitriã Maria do Carmo, que vem a ser minha comadre, eu terminei ganhando uma quartinha igualzinha de presente de Natal. Essas coisas de gente que lê nas entrelinhas e tem a gentileza no coração.
Sim, aí a quartinha linda chegou e eu fiquei com pena de usá-la na sua função básica de guardar água. :):)  Ficou em cima do armário, ali de bobeira, mas me incomodando pelo não uso. Só que eu tinha grandes planos para a quartinha. Não sabia quais, mas tinha. :):)
Até que, “de repente, não mais que de repente”, surgiu a função: “poteando quotes” !!
Poteando quotes, é a segunda brincadeira da qual participo, relacionada ao projeto Leitura Mágica 2015. E nada mais é que, vc separar, de cada livro que ler, uma “quote” (frase, citação), escreva-la num papel, e colocá-la num pote ou jarra. Você pode ler trocentos livros, mas só sai uma citação de cada um. O objetivo é que  no final do ano, vc tenha uma jarrinha linda e colorida com as suas citações.
A brincadeira é proposta pelo blog da Mi Candeloro (recantodami.blogspot.com). Vc se cadastra lá e posta as frases no instagram com a hashtag  #poteandoquotes. A cada 3 meses, ela vai sortear livros com os participantes.
É uma brincadeira legal (o mundo está precisando brincar mais...) e a gente ainda corre o risco de ganhar livros, né ?? 
Como larguei dos boxes, vou postar, logo as 4 citações dos livros que já li esse ano e mais uma do “O ano da leitura mágica”, que li em novembro mas que foi inspiração para o projeto.

0           01.   Um livro é um jardim, um pomar, um tesouro, uma festa, um companheiro, por assim dizer, um   conselheiro, vários conselheiros.  (O ano da leitura mágica)

02.   Cada livro, cada volume que você vê, tem alma. A alma de quem o escreveu, e a alma dos que o leram, que viveram e sonharam com ele. Cada vez que um livro troca de mãos, cada vez que alguém passa os olhos pelas suas páginas, seu espírito cresce e a pessoa se fortalece.                                                                        (A Sombra do  vento)


03.   Teu melhor amigo, não importa o que te faça, ou o quanto te magoe, só magoa tanto, pq ele é teu melhor amigo. E ninguém é perfeito. Erros foram feitos para serem perdoados pelo melhor amigo; é isso que torna alguém, oficialmente, o melhor amigo.         (Entre o agora e o nunca)

04.   As pessoas costumam dizer que as lembranças tornavam as coisas mais doces do que elas eram de fato...(O jeito que me olha)


05.   ...só as grandes paixões são capazes de grandes ações...                                                   (Memórias póstumas de Brás Cubas)

Obrigada aí, “cumade” MadoCarmo, seu presente fez toda a diferença !!!
Então, simbora encher o pote, no caso, a quartinha.