terça-feira, 28 de abril de 2015

Leitura Mágica #4




Os temas de Abril foram Romance de Época e Ficção Científica.

Para o Romance de Época, eu li “A guardiã dos segredos do amor”, da Kate Morton, livro que me foi dado de presente e com muito boa indicação, pela Débora Prass.
Uma história muito legal, contada de forma não cronológica, com as histórias das 3 personagens centrais Dolly, Laurel e Vivien (“assim como em Vivien Leigh :)), entrelaçadas.
Uma escrita firme, segura, sem falhas e sem pontos soltos. Kate Morton passou a fazer parte da minha lista de queridinhas. A cada vez que vc pensa que se encerrou tudo, acontece uma nova reviravolta.
Usei um papel de escritos com cara de antiguinho, para servir de base ao meu LO. Aí vão chave, fechadura, envelope, tudo relacionado  a segredos, e histórias pela metade, escondidas, amores perdidos.
No meio, coloquei o bom e velho cartão com a resenha.

Havia momentos em que uma pessoa chegava a uma encruzilhada, quando alguma coisa acontecia, inesperadamente, para mudar o curso dos acontecimentos da vida.”


Para a Ficção Científica, escolhi “Perdido em Marte”, livro de estreia do escritor Andy Weir, e me surpreendi positivamente. Explico a surpresa: o gênero não me atrai e ia ler para cumprir a regra, esperando uma coisa chata e arrastada, cheio de especificações técnicas e números. No começo, até que achei meio assim mesmo, com muito detalhe científico, do traje, da estação espacial, de estatísticas de sobrevivência no espaço, cálculos físicos e químicos, etc,etc,etc... 
É uma coisa necessária para que a história se desenvolva com confiabilidade, e, acho até que um recurso usado pelo autor, pra gente entender a urgência da situação vivida pelo personagem principal, o astronauta Mark Watney. Não que eu ache que seja necessário algum número ou cálculo, para me deixar em pânico total, ao saber que “fiquei para trás”, sozinha, no planeta Marte. :)
O fato é que Mark enfrenta a situação com confiança, bom humor, espirituosidade, determinação, iniciativa e atitude. O bom humor, principalmente, eu não esperava e é fato que todo o treinamento feito pela NASA e o conhecimento adquirido de forma acadêmica, foram FUNDAMENTAIS para o sucesso da empreitada.
No cômputo geral, uma leitura que me surpreendeu e agradou,e me apaixonei pelo Mark. 
Se for pra ficar presa em algum planeta distante, ele é a companhia ideal. :)
Usei coisas do Kiss “Fly me to the moon” de mil novecentos e me esqueci, que eu acho que deram um charme interplanetário para as pagininhas.  Apaixonadinha por esse “astronauta de mármore” aí... é um chipboard e eu enchi de glitter prata, pq as imagens espaciais da minha cabeça apontam para essa cor...e no “rabo do foguete”, glitter vermelho, naturalmente.
Tambem coloquei um cartão entre as duas páginas, com a resenha.
Mas, não consegui inserir essas duas fotos nas postagens, não me perguntem pq. Não vou me estressar mais e vai assim mesmo.

“Se houver um “futuro”, vou ficar bem feliz de sentir um pouco de nostalgia. Mas, por enquanto, só quero ir para casa.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Me mande um recadinho que eu adoro....