terça-feira, 29 de julho de 2014

Smash Literario - Julho

Os temas eram Histórico e Infanto-Juvenil
Primeiro o Histórico: 1968, o ano que não terminou, de Zuenir Ventura.


Um relato minucioso e detalhado do ano de 1968, com todas as implicações e efervescência.
Achei ótimo ler e me inteirar de fatos que eu só conhecia superficialmente. Nessa época, eu tinha 8 anos e a informação não era tão acessível como é hoje. A gente, eu pelo menos, só conhecia um lado da História, o lado da direita. Nunca tinha tido oportunidade de mergulhar e verificar as coisas por outro ângulo.
O relato do Zuenir Ventura é cheio de informações, casos detalhados, uma verdadeira aula de História. Foi muito proveitoso.
Fiz a página usando uma estética meio de protesto, dando ênfase ao preto. No lado esquerdo eu fiz como se fosse um muro pichado, com palavras de ordem, coisas que eu vivenciei no livro.

Infanto-Juvenil: Quem é você, Alasca ? John Green




O outro livro de Julho é um infanto juvenil e eu tinha escolhido o “Teorema Katherine” do John Green.
Mas, aí acaba que na biblioteca do banco tinha o “Quem é você, Alasca” do mesmo autor e eu estava sem tempo pra passar na livraria, além de lisa, então fui nesse mesmo e não me arrependi. O “teorema...” fica guardado pra mais tarde.
Como nos outros livros do Green, que eu li, a estética adolescente sempre explorando um tema espinhoso que não é figurinha fácil no repertório dos adolescentes.
Alasca, a magnética, enigmática e sedutora aluna do colégio interno Culver Creek, no interior do Alabama, prende a nossa atenção, assim como a do Miles, outro personagem, desde o início da história. Personagens, com uma mistura de engraçados, infantis, angustiados e preocupados com muitas questões e situações amargas, fazem a história fluir de um jeito que encanta o leitor.
Por conta disso tentei fazer uma página mais leve, colorida, com muitos elementos de papeis tipo Project Life.

Só pra registrar que o meu smash  encheu, não ia aguentar o restante do ano, portanto, fiz um novo, que vai ser do segundo semestre.
Mãos a obra para Agosto, agora....



Um comentário:

  1. Amei suas páginas. Show a idéia da página em forma de protesto... amei! Fiquei com vontade de ler também... Bjão!

    ResponderExcluir

Me mande um recadinho que eu adoro....