sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Substituição no time da Jaryna....


 
No segundo item da lista do “Smash Literário do SPB”, devemos ler um clássico e eu escolhi Moby Dick de Herman Melville.
Já tinha escutado falar e o que me tinha chamado a atenção era que o foco principal seria o embate entre o capitão Acab e a baleia, Moby Dick,achei que ia ser o ó.

Então, comecei cheia de entusiasmo e vontade. O entusiasmo foi se apagando aos poucos e a vontade foi ficando embutida até desaparecer. A leitura do Moby Dick ficou entre “A Grande Rainha” e o livro de comédia, “Nú, de botas”, que eu adiantei, já que estava com ele em mãos, enquanto esperava a chegada do Moby Dick.  (Aqui, vou abrir um parêntese, e dizer que estou quebrando um paradigma, pois estou lendo livro emprestado da biblioteca.Um avanço na modernidade, depois eu falo disso aqui, noutra oportunidade...). Não vou ser leviana e injusta e querer comparar as leituras, mas, pesou para mim.

O estilo muito rebuscado, formal, com muitas palavras desconhecidas (o Aurélio ali do ladinho, ouvindo a conversa) o ritmo de desenvolvimento da história (eu já estava na página 140, e só há pouco o “Pequod içou âncoras”), é bem cansativo.

Estava me sentindo desconfortável com a leitura. E não é que a leitura estivesse me incomodando pelo fato de me fazer (re)pensar certas coisas ou refletir, não é desse incômodo que eu falo aqui. Na realidade, estava achando chato, mas não queria desistir, pq eu acho que “desistir é para os fracos”. J

Mas, minha gente, a nossa vida já é tão cheia de coisas de obrigação, que né possível que na hora do lazer, ficasse esse ranço.

Aí, hoje, vi um post da Lu no grupo, Smash Literário, falando que tinha mudado o clássico dela. Me enchi de coragem e mudei tb. Viram como não usei a palavra “desisti” e sim “mudei”, né ?? faz uma diferença monstra para acalmar a consciência. JJ

O  fato é que agora estou lendo “Confesso que vivi”, do Pablo Neruda.

Mas, não se enganem, eu vou voltar para o Moby Dick, pq eu sou do Nordeste e o “sertanejo é, antes de tudo, um forte”. J Quem sabe ele não volta, lá no item 17 junto com o outro que eu já escolhi ???
 Aguardem cenas dos próximos capítulos...
Beijos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Me mande um recadinho que eu adoro....